Tipos de barba

tipos de barba

Muita gente fala que a barba voltou a ser moda, na verdade barba sempre foi (e sempre será) moda! A barba é a marca da virilidade masculina, símbolo master do poderio do homem!

Mas afinal, quais são as variações de barba? Qual estilo que encaixa melhor no meu rosto?logo-200-x-206

Alguns requerem mais ou menos trabalho, outros requerem uma barba mais ou menos volumosa. É importante deixar claro desde já que nem todos os modelos será possível se você não tiver o volume adequado. (quer saber como fazer a barba crescer? Leila este post!)

Aparar semanalmente, produtos específicos para tratamento e claro, ir em um barbeiro com frequência são alguns do pontos que observaremos.

Selecionamos os estilos mais usados e quais são os perfis de rostos mais adequado para o uso.

Confira os modelos:

 

1. Âncora

Nem todo mundo possui uma barba cheia e com volume, alguns, mesmo possuindo, gostam de usar este estilo.

Esse estilo segue a linha da mandíbula e é completada com um bigode fino. A barba por fazer é recomendado para pessoas que possuem uma barba falhada e queiram assim esconder as falhas, como por exemplo, as encontradas na região da bochecha.

Tipo de rosto indicado: Rostos mais arredondados e cheios. Para rosto magros não é a indicação adequada.

 

2. Barba Ducktail

ducktail

Esse estilo de barba, obviamente, leva esse nome pelo seu formato semelhante à um rabo de pato. A ideia aqui é deixar o cavanhaque mais longo e pontiagudo, formando assim uma forma triangular na região do queixo.

Na foto acima vemos Leonardo DiCaprio em Django Livre (2012). O corte combina bastante com o rosto do ator, que possui traços arredondados, trazendo assim uma sensação de prolongamento do rosto.

É um estilo para quem quer algo mais ousado e mais fora do "comum".

Dica: Procure um barbeiro para auxiliar na construção da barba. Caso haja imperfeições no corte, o estilo tende a se tornar uma coisa sem sentido.

Tipo de rosto indicado: Rostos arredondados ou retangulares. O ducktail tende a trazer uma aparência mais alongada para o rosto. Para quem possui rosto triangulares e longos, fuja deste estilo.

 

3. Cavanhaque

Eis aqui um dos estilos mais utilizados pelos homens que deixam a barba crescer. Basicamente é composto pelo bigode e o cavanhaque, podendo ter uma ligação entre eles (opcional).

Dica: Se você possui uma barba falha na região da bochecha, considere este estilo como o mais apropriado.

Tipo de rosto indicado: Rostos retangulares com o ângulo do queixo um pouco mais fino, se comparado com rostos quadrados. O cavanhaque pode ajudar a deixar o rosto mais oval.

 

4. Barbicha

Uma derivação do cavanhaque, o estilo é caracterizado pelo crescimento da barba apenas na região do queixo.

Apesar de ser um estilo simples, tem lá o seu charme. Muitos homens também optam por esse estilo pelo fato de ser a região que tem o maior volume de barba do rosto, então se você não possui barba em outras regiões do rosto, talvez aqui seja o caminho.

Tipo de rosto indicado: Assim como a ducktail, esse tipo dá um ar de afinamento da face, sendo assim indicado para homens com rostos arredondados.

 

5. Bigode

Bigode

Também não deixa de ser uma derivação do cavanhaque. Aqui a questão é simples: Apenas a barba em cima dos lábios. Tempos atrás se olhava a região do bigode apenas como um componente de outros estilos de barba, mas hoje o bigode possuem seu estilo próprio.

As derivações aqui são muitas, podendo ser mais fino, longo e até mesmo modelado, como por exemplo o bigode Handlebar.

Dica: Caso opte pelo estilo modelado, inclua a cera para barba nos itens essenciais a utilizar para o manter a sua forma adequada.

Tipo de rosto indicado: Não há contraindicação para nenhum tipo de rosto.

 

6. Barba Zappa

Inspirada no músico Frank Vincent Zappa, esse estilo ousado é feito com um bigode cheio que chegue até a altura do queixo.

Se você quiser optar por algo mais diferenciado esta é a opção, mas tenha a certeza que combine com o seu estilo.

Tipo de rosto indicado: Não há contraindicação para nenhum tipo de rosto.

 

7. Barba por fazer

Esse estilo é o mais fácil de se manter, na verdade não precisa de grandes cuidados (claro que uma boa limpeza não faz mal a ninguém). Você simplesmente precisa deixar a barba crescer em uma altura baixa para média, tirando o excesso de barba da região do pescoço para dar um aspecto mais saudável.

Ideal para quem não quer se preocupar muito com os cuidados diários e ao mesmo tempo quer deixar um rosto mais "sujo".

Dica: Use uma máquina 2 ou 3 para a manutenção da altura.

Tipo de rosto indicado: Costuma ficar melhor em rostos retangulares e quadrados.

 

8. Barba média

Para ter um barba média você precisa ter volume e não possuir falhas muito gritantes, pois a barba média tende a realçá-las à medida que outras regiões terão o pelo facial bastante longo.

Para uma boa manutenção é preciso cuidados diários com a limpeza,  preferencialmente utilizando shampoos desenvolvidos para os pelos faciais. Semanalmente utilize um barbeador elétrico para nivelar os pelos e desenhar a região que lhe agradar.

Tipo de rosto indicado: Rostos finos tem aqui o seu principal aliado, mas esse estilo é universal, podendo ser usado por qualquer tipo de rosto.

 

9. Old dutch (lenhador)

tipos de barba

Todo homem sonha em ter esse tipo de barba! O estilo mais roots que se pode imaginar. Possui bigodes e cavanhaques cheios e alongados, e um trabalho na região lateral da barba, afim de ficar com um aspecto mais delineado com o rosto. Tudo no maior volume possível.

Como nem tudo é flores, a barba old dutch dos estilos que vimos, é a que requer maiores cuidados porque ela precisa ser moldada de acordo com o tipo do rosto. Qualquer assimetria irá soar com algo estranho. Eis aqui um estilo que requer um belo trabalho de crescimento e cultivo dos pelos. Dependendo do caso irá durar vários meses.

Não pense que você conseguirá ficar com esse estilo de barba sozinho. Vá a um bom barbeiro para a execução e, principalmente, orientações de cuidados. Mas pode ter certeza que o shampoo para barba será indicado.

Tipo de rosto indicado: A vantagem deste estilo é que ele pode ser moldado visando a simetria de cada rosto. Um bom barbeiro saberá ajustá-lo para qualquer homem, independente das características do rosto.

 


 

Já escolheu seu estilo preferido??

Muitos homens acabam optando por um estilo que requer um crescimento maior dos pelos faciais, seja por falhas ou simplesmente por não terem barba naquela região.

Tem solução para isto??

Confira as dicas para fazer a barba crescer!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *